Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

O Rei Salomão

Salomão foi filho de Davi, o grande rei de Israel. Após sua morte, foi Salomão quem o sucedeu. A Bíblia conta que, certa noite, Salomão teve um sonho. Sonhou que Deus dizia: “Pede o que queres que Eu te dê.” Salomão, ainda jovem, com prudência admirável, pediu a Deus que lhe desse sabedoria para governar. Diz a Bíblia que Deus agradou-se tanto do pedido que, além de sabedoria, deu a Salomão tudo mais que um homem pode querer: poder, riqueza, inteligência, glória e muitos anos de vida para poder aproveitar tudo isso.

É bastante conhecida a história que versa sobre a sabedoria de Salomão – a de duas prostitutas que vieram até ele exigindo, ambas, a guarda de uma criança. Uma delas disse que a outra havia dormido em cima de seu verdadeiro filho, matando-o sufocado. Ela então trocou as crianças enquanto a outra dormia com seu bebê saudável. Entretanto as duas diziam ser a mãe do bebê. Salomão mandou que trouxessem uma espada para cortar ao meio a criança viva e dar uma metade para cada mulher. A falsa mãe deu de ombros, mas a verdadeira desesperou-se. Salomão então deu o bebê à mulher que nutria verdadeiro amor pelo filho.

“Saber é poder”, diz o dito popular. Isso faz com que pensemos a respeito da importância da sabedoria em nossas vidas e de como ela pode abrir portas para as mais variadas conquistas. O saber é o instrumento que nos garantirá uma vida mais digna e nos proverá o bem-estar essencial para nossa felicidade. E é necessário muita dedicação para conquistá-lo e para torná-lo nosso aliado nas batalhas do dia-a-dia.

Aliás, o que será que pediriam os moços e as moças de nossa geração se lhes fosse dada a mesma oportunidade oferecida ao rei Salomão? O que desejariam receber? O que considerariam mais importante na vida? Felizmente começamos a ver jovens presentes em campanhas fraternas, trabalhos voluntários, projetos voltados às comunidades carentes. Um indício de sabedoria.

A Editora Salomão, ao tomar do rei da sabedoria o nome emprestado, tem o dever de incentivar essa mudança e prosseguir incutindo, através de suas publicações, em nossas crianças e adolescentes, lições e exemplos que contribuam à formação de seu caráter para que possamos moldar seres humanos mais sábios, empreendedores e competentes. Seres que tragam em si a prudência e a sensatez do rei.

O Logotipo da Editora

Ao criarmos a logomarca da Editora Salomão, buscamos desenvolver uma representação gráfica simples que pudesse transmitir um pouco dos nossos objetivos.

A estrela no centro da logomarca representa o signo de Salomão, a estrela de cinco pontas também conhecida como pentagrama. Essa estrela, ao ser composta com as cores que representam os cinco continentes (preto da África, amarelo da Ásia, azul da Oceania, vermelho da Europa e verde da América), dentro de um círculo, torna-se um poderoso Pentáculo.

Salomão foi, sem dúvidas, o maior criador de Pentáculos. O Pentáculo não é um amuleto ou talismã, mas sim uma obra intelectual desenvolvida pelo espírito. Trata-se de uma figura simbólica, emissora fluídica e verdadeiro utensílio de ação. O tipo de proteção e a composição de seus desenhos mostram um elevadíssimo espírito de pesquisa, um profundo desejo de compreensão e de comunicação espiritual com Deus, seja qual for a crença em questão.

Trazem em si o absoluto refratado em alguns poucos, mas simples simbolismos: o resumo de um sistema, o sistema do mundo, cujo deciframento significa a salvação. Em outras palavras, o microcosmo esquematizado numa fórmula, em um gráfico. Um sistema de correspondências projeta o plano do universo, assim como os meios de libertação, nesse plano de desenhista ou de arquiteto nesta pintura ou jóia. E a estrela de cinco pontas, o signo de Salomão, era o que usava o Rei gravado em seu anel.

A Editora

A missão da Editora é de investir na formação de crianças, jovens e adultos, fazendo das histórias em quadrinhos um canal para o desenvolvimento da auto estima, conscientização da cidadania e inserção social.

Fotos e Imagens